sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Estudantes e trabalhadores protestam contra reajuste das passagens

Na manha de hoje 10/08 cerca de 800 estudantes universitáros e secundaristas, bem como trabalhadores rodoviários e servidores públicos realizaram ato público contra o reajuste das passagens de ônibus. O ato começo na escola Pedro Amazonas Pedroso (CEPAP) percorreu toda a Almirante Barroso, durante o ato público se juntaram estudantes das escolas Souza Franco, Paulino de Brito e CEFET, gritando palavras de ordem contra o prefeito de Belém Duciomar Costa (PTB) o ato terminou em frente a Escola Deodoro de Mendonça.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

1º Congresso Estadual do PSOL Pará - saudações a quem tem coragem.

Ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de agosto, na Câmara dos vereadores de Belém, o 1º Congresso Estadual do PSOL Pará. Será um momento muito importante na vida de nosso jovem partido. Estará em pauta - além de discussões de como melhor intervir na realidade brasileira e aproveitar as oportunidades de consolidar essa nova ferramenta política dos trabalhadores -, o debate sobre que tipo de partido o povo pobre necessita para organizar sua luta contra Lula e Ana Júlia, que aplicam o projeto neoliberal, retiram direitos e conquistas dos trabalhadores e criminalizam suas lutas e mobilizações.
Vivemos um momento muito importante em nosso país. Abre-se um espaço maior de contestação ao governo e ao regime. Os recorrentes escândalos de corrupção, o caos aéreo seguido do acidente com o Airbus da TAM, bem como um primerio semestre de luta contra o governo e suas políticas, nos colocam diante de enormes possibilidades neste segundo semestre que, se bem aproveitadas, nos permitirão avançar ainda mais em nossa consolidação como projeto alternativo ao PT e demais partidos da ordem.
As inicativas dos parlamentares e da presidente de nosso partido, enviando para o Conselho de Ética do Senado pedido de investigação contra Renam Calheiros (Roriz já havia renunciado fruto de representação do PSOL), foi muito importante, mas não basta somente isso, pois a depender desse conselho, bem como de seus pares, o Renangate acabará em pizza. A iniciativa de coletar assinaturas exigindo a saída de Renan também foi muito importante, entretanto o povo está ressabiado do ocorrido nos escândalos do mensalão e dos sanguessugas. Necessitamos fazer um amplo chamado à mobilização. Usar do prestígio adquirido nesse momento é muito importante. Percorrer o país, organizar atos públicos pela renúncia de Renan Calheiros, bem como exigir a punição dos responsáveis pelo acidente da TAM é uma tarefa que não pode mais esperar.
O partido que estamos construíndo tem uma boa e coerente presença no parlamento, mas não basta só isso. Necessitamos esparrarmar nosso partido nos excluídos, nos dar o desafio de ser parte objetiva, e disputar, com as falsas expectativas, as mentes e corações daqueles que se rebelam contra a ordem. É como dizem por aí: existem aqueles que desejam manter a 'ordem', nós queremos a 'desordem'.
Esperamos que o 1º Congresso Estadual do PSOL seja um exemplo de democracia e de debate político. Que nossa militância, inserida na luta do povo, possa nos dizer em alto e bom som QUE SÓ A LUTA MUDA A VIDA. Portanto, distantes de capitulações políticas tão comum em momentos como esse e meras disputas por aparato, o que realmente desejamos é que o PSOL se fortaleça. Por isso vamos fazer o bom Combate.

Ato público contra o aumento das passagens de ônibus

Está confirmado para essa sexte-feira (10/08) ato público contra o reajuste das passagens de ônibus. A iniciativa é do DCE UFPA, do Sindicato dos Trababalhadores no Serviço Público Federal (SINTSEP-PA) e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (SINTRAM) e de outras organizações do movimento social.

"Esperamos com esse ato começar um processo de mobilização e conscientização da população que do jeito que está a situação não pode continuar. O reajuste foi um claro atentado contra o bolso do trabalhador da região metropolitana de Belém" Falou ao BLOG Neide Solimões que é Coordenadora Geral do SINTSEP-PA. Ela disse que diante do caos na saúde com o falecimento já de duas pessas em postos de saúde por falta de atendimento, e agora com o reajuste das passagens que contrariou dispositivos da Lei Organica do Município de Belém o SINTSEP-PA estuda a possibilidade de ajuizar ação contra o Prefeito Ducionar Costa (PTB) por crime de responsabilidade. "É do prefeito de Belém a responsabilidade do que vem ocorrendo nos postos de saúde, bem como é dele a responsabilidade de privar milhares de pais de familia de irem ao trabalho e as crianças de não irem a escola." O Ato público de amanhã sairá de vários pontos da cidade e terminará na Prefeitura de Belém.